O LOUVA-A-DEUS
Para os gregos, um animal repleto de poder, capaz de mostrar o caminho a algo ou alguém que foi perdido. Mantis, nessa língua, é oráculo, profeta. Para nós, um guia, nossa bandeira, o símbolo da beleza e diversidade encontradas na natureza. Os louva-a-deus são insetos inofensivos e carismáticos, o foco de nossa pesquisa científica.
INSETOS
INOFENSIVOS
AOS SERES HUMANOS, SEM VENENO
PRESENTES EM TODOS OS
CONTINENTES
COM EXCEÇÃO DA ANTÁRTIDA
ORIGEM NAS
AMÉRICAS
NO PERÍODO JURÁSSICO
2500+
ESPÉCIES NO MUNDO
474+
ESPÉCIES NEOTROPICAIS
ESSENCIALMENTE
CARNÍVOROS
SE ALIMENTAM DE PRESAS MENORES
CAMUFLAGEM
EXCEPCIONAL, PARA CAÇA E DEFESA
VIVEM ENTRE
1 - 2 ANOS
DEPENDENDO DA ESPÉCIE
DESENVOLVIMENTO POR
MUDAS
A TROCA DO EXOESQUELETO
OCORREM ATÉ
3000M
DE ALTITUDE
BRASIL POSSUI AO MENOS
250 ESPÉCIES
A MAIOR DIVERSIDADE NO MUNDO
ADAPTADOS A TODO TIPO DE
ECOSSISTEMAS
RESTINGAS, FLORESTAS, CAMPOS ETC.
PESQUISA CIENTÍFICA
Há poucos especialistas em louva-a-deus no mundo. Nos dedicamos a estudá-los nas florestas tropicais, principalmente na Mata Atlântica e Amazônia, descrevendo espécies, registrando hábitos e comportamentos, entre outras informações. Quase nada se sabe dos mantis da região neotropical. Na maior parte dos casos, identificar a espécie de louva-a-deus é uma tarefa muito difícil, sendo possível determinar apenas o gênero.
CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
Cada louva-a-deus é especial para nós. Diferente da maioria dos pesquisadores de insetos, trabalhamos apenas com métodos não-letais, evitando também coletar mais do que o necessário. Criamos todos os louva-a-deus capturados até a morte natural. Isso permite acompanhar o desenvolvimento e as mudanças ao longo da vida, registrar tudo em fotografias e, principalmente, colocar outras pessoas em contato com os mantis fantásticos que encontramos.